Thursday, September 21, 2006

Fotografia, pilhas e muito tralalá !!!!

Esse milênio cheio de tecnologia e futurismo, rapidamente nos mostra as mudanças ao nosso redor. A cada dia uma nova maquineta é lançada, multifuncional e com muitas vantagens. Alguns prazeres perderam o tom artesanal e ganharam rapidez e praticidade. A fotografia digital é um grande exemplo: a ansiedade para revelar as fotos da viagem inesquecível foi substituída pela telinha das máquinas que nos permite apagar e tirar uma nova foto, editar, tirar aqueles indesejáveis defeitinhos, colorir, descolorir, enfim, nos podemos dar à imagem o nosso próprio tom. Quantas vezes economizei cliques das antigas máquinas (estranho chamar de antigo, algo tão recente na minha mente!) para sobrar filme para aquela foto especial. Mega decepção era quando chegava nas lojas de revelação, louca para pegar as fotos reveladas, o atendente simplesmente dizia: o filme queimou, ou ainda, o filme não rodou, a máquina pode ter travado (putz, eu, diversas vezes, coloquei o filme errado!). Aí o desespero era total: lágrimas, revolta, vontade de quebrar aquela máquina do doce adquirida num carnê eterno da famosa Casas Bahia, socar a cara do maldito dono da loja, enfim, uÓ! Às vezes a culpa também era do filme vagabundo, tentando economizar alguns tostões, comprava sempre o mais chechelento, pois era preciso comprar a bendita pilha alcalina para o flash funcionar bem. Ah... as pilhas! Amarelinhas que nada, o negócio agora são as recarregáveis. Pilhas eternas, meu sonho de infância, usar sempre as mesmas pilhas para dar vida aos meus brinquedos favoritos: batedeirinha, liquidificadorzinho da Estrela, Genius, meu 1º Gradiente... Não posso negar que sou vidrada num computador, gosto do moderno e da rapidez, mas de certa forma, alguns prazeres perderam sua essência, sua simplicidade, sua beleza, sua cor, tornando o que antes era uma arte em algo banalizado, como as fotos.

10:

Blogger Giovanna Vilela said...

Gostei do seu texto.
É bem verdade que o futuro está chegando cada vez mais rápido. Tão rápido que nos atropela. Que saudades da vitrola e do vinil.Das fitas cassete e tantas outras coisas que já ficaram obsoletas.
É hoje em dia tudo passa mais rápido,principalmente o tempo!

9:52 AM  
Blogger Flávia said...

Nossa! Agora fiquei supernostálgica! Bons tempos em que se podia viver sem internet, em que as fotos cotidianas eram frutos de certos cuidados, em que os diários tinham cadeados...
O bom é que todo tempo tem o seu charme né?
Bom fim de semana!
PS: Seu blog é lindo!!!

9:58 AM  
Blogger Giovanna Vilela said...

gostei do seu blog.Posso colocar nos meus links?

10:11 AM  
Anonymous Anonymous said...

Adorei esse teu post viu! Mesmo sendo novo, eu tbm sou um pouco saudosista, mas ao mesmo tempo adoro essa tecnologia que nos rodeia.

beijo pra ti!

11:02 AM  
Anonymous Anonymous said...

Pois bem, quando ganhei minha digital, fiquei meio viciada em tirar fotos, (veja em: http://manofacture.deviantart.com) e quando um primo meu estava fazendo curso de fotografia e disse que maquina digital era a coisa mais horrorosa que existia, me senti a pior das amadoras de fotografia. Sim, sou uma menina de 14 anos, no auge de sua vida querendo ser moderna e tirando fotos... mais depois que ela quebrou, percebi que quero uma antiga, de filme, que seja bem moderna, mesmo sendo assim. Não há nada melhor do que voce revelar uma foto e botar no mural, na agenda... Preciso ser menos adolescente, e mais gente.

amei seu blog!
beijos.

3:10 PM  
Anonymous Anonymous said...

P.s: eu sempre queria pilhas para botar na minha vaquinha e no meu pikachu. Agora vejo as pilhas recarregaveis e vejo que a modernidade é a mellhor coisa que existe... mesmo eu ainda gostando de gravar musicas do radio com minha k7.

3:12 PM  
Blogger Yan said...

É mt coisa mudou...agora o que estao lançando sao pilhas + USB. Acho que da p/recarregar a pilha pelo PC uma coisa assim, eu li mas naum me lembro...uashaushausu

bjinhos!!!

;)

2:00 AM  
Blogger D. Queen said...

A vida se robotizou...
As pessoas se modernizaram de tal forma que perderam a pessoalidade tb... muito filosofico isso..
Adorei o blog, valeu pela visita!
Bjs!

1:07 AM  
Blogger Defensor said...

Tecnologia melhor não significa, necessariamente, evolução...
Gostei do teu blog. Vamos trocar links?
Abraços

9:22 AM  
Blogger Segunda Pele said...

Muito bom texto. Realmente algumas coisas se transformaram pra melhores mas algumas perderam a graça. Carta por exemplo, tudo bem que e-mail é bem mais prático, rápido e eficiente, mas eu gostava tanto de ir lá na caixinha e ver se tinha alguma coisa daquela amiga linda de longe pra mim...
hahaha

Beijos!

5:17 PM  

Post a Comment

<< Home