Tuesday, October 31, 2006

Cabelo Moicano vira corte de playboy à pagodeiro!

O corte moicano invadiu o Estado de São Paulo. Antes, o cabelo estilo moicano era descriminado e marginalizado por ser de origem punk, hoje, o cabelito pode ser visto até em cabeças nada undergrounds. Cara, até pagodeiro aderiu à moda. Fui no banco outro dia, o atendente estava com a "tira" de cabelo (o que eu achei esquisito, pois era no Banco Sudameris, e eles costumam ser chatos), o garçon da barraca da praia - também - moicano na cabeça, o motorista do ônibus, o mecânico da esquina, enfim, o ato de cortar o cabelo de forma audaciosa como o moicano, já não faz mais sentido, porque entrou num modismo, tornou-se algo comum e sem graça. Os punks que não devem estar nada satisfeitos com essa febre do momento, já que não aceitam nada ligado ao comércio, aceitação social e mera aparência.
O famoso e até então vulgarizado moicano deixa de ser uma marca da cultura alternativa, virando uma simples e passageira moda.
Eu, sinceramente, lamento.

25:

Blogger Defensor said...

Saudações Ana!
Pois é. Sinal dos tempos. Basta qualquer mané aparecer na mídia com uma "nova" que vira moda. Aqui em Santos tá cheio deles. Acho que até Emo tá de moicano. Mas pensando bem, achei que eles estavam (os moicanos) extintos depois que li O Último dos Moicanos. Ledo engano! he he! Mas como modas vem e vão, não dura muito pra aparecer outro corte "mais bonitinho"
Abraços

11:25 AM  
Anonymous Anonymous said...

olá! pois é...as pessoas aos poucos vão adrindo a novos estilos....legal,né!!
cabeças abrindo-se...rs
sei lá...exite menos preconceitos que chega até ao ponto de as pessoas introduzirem novos estilos em suas vidas!
isso é ótimo!!!!
bjim

7:03 PM  
Blogger Pedro Dantas said...

Puta merda! é a cultura punk indo por água a baixo!!! fodam-se todos que seguem modinha! não sou punk, td bem, mas odeio boyzinho q segue tendência...antes recriminavam o moicano...3 meses depois bota na cabeça...diga aew se não da raiva! =P
pow velho mt bom teu blog! da uma olhada no meu, te proponho parceria!
me responde!

Pedro
www.belezaexterior.blogspot.com

11:39 PM  
Blogger Unknown said...

Antigamente quem usava tatuagem é só marginal, presidiário, tanto que eles eram discriminados por isso, hoje podemos dizer que todos que usam tatoo são marginais?
Sinal dos tempos!!

6:47 AM  
Blogger mel said...

hehehehe... parece que o precursor do moicano-normalizado é o Beckham... Seráááá?

9:42 PM  
Blogger Thais Bueno said...

antes tinham preconcito contra os "moicanos" agora usam o msm corte¬¬

3:46 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Ana.
Estamos em fase de desenvolvimento do Blogspot Best, um blog de ajuda, dicas e variedades para os blogueiros do Blogspost poderem utilizar melhor seus blogs, e valorizar seus layouts.
A participação dos blogers é essencial, para sabermos o que querem, quais dúvidas tem e o que procuram e não acham.
Este é um serviço gratuito, dedicado aos viciados em blog.
Caso entre para nosso grupo, desde já, sinta-se muito bem vindo.

LINK -> blogspotbest.blogspot.com

11:18 PM  
Anonymous Anonymous said...

É lamentável. Não tanto pelo valor e simbolismo punk, mas pelo livro que o defensor citou. A moda é como uma praga, destroi tudo por onde passa, sem motivos ou justificativas, apenas acontece...

10:34 PM  
Blogger Pedro Dantas said...

vc ta linkada tbm!
=D
vc não tem um banner não?
se tiver me avisa!
bju=*

www.belezaexterior.blogspot.com

2:55 PM  
Blogger Klatuu o embuçado said...

JAJAJAJAJAJAJA!!! aqui em Portugal chamamos a esses: betos parolos (nerds).

6:25 AM  
Blogger Klatuu o embuçado said...

P. S. Vítimas do MTV e das telenovelas!

6:26 AM  
Anonymous Anonymous said...

Isso era moda há 3 anos na periferia de Bratislava. Como as coisas demoram para chegar aqui...

11:28 AM  
Blogger ●๋•ThΘмpکΘŋ Vลиgllєr™๑ said...

This comment has been removed by the author.

7:04 PM  
Blogger ●๋•ThΘмpکΘŋ Vลиgllєr™๑ said...

Pena que existe pessoas modistas que fazem as coisas apenas por fazer. O moicano é um corte de cabelo que existe um proposito... Chamar a atenção pois é um corte de estilo agressivo .. O que nostemos que perguntar para essas pessoas é >> porque você quer chamar a atenção? Você tem algo para me propor? Os punks usam esse corte para chamar atenção da sociedade pois esse corte chocava a sociedade e os punks te uma etica a seguir esse corte tinha o proposito de mostrar que eles eram diferentes. Agora não tem mais esse propisito pois pessoas que não tem nem ideologia aderiram a esse corte apenas para chamar a atenção para eles mesmos ... Mais os punks sabem e a sociedade também. Só os punks realmente são punks e um corte de cabelo para eles não tem diferença ... e sim a ética tem diferença..espero que tenha entendido..=D

7:08 PM  
Anonymous Anonymous said...

Acho que vcs estão tendo uma leitura errada do fenômeno. O corte moicano simbolizava os punks porque era algo que chocava a sociedade como um dia o cabelo cumprido também chocou. mas a sociedade evolui, conceitos e pré conceitos são quebrados (e é para isso que servem os punks, quebrar pré-conceitos)

Não adianta culpar as pessoas que usam o cabelo agora. São livres para usarem o cabelo que bem entenderem. Ou vocês queriam que esse cabelo continuasse a chocar trinta anos depois? Acho que devriam ficar contente com as pessoas fazendo coisas que antes consideravam marginais (tatuagens, piercings, o tal moicano). Acho que quem é punk mesmo deveria ficar feliz pois conseguiram chegar ao seu propósito. Conseguiram vencer um preconceito.

É apenas um cabelo não é contra isso que devemos lutar.

Hoje as coisas que chocam estão em nosso dia a dia. A violência, a corrupção e a impunidade.

8:39 PM  
Blogger mauricio said...

heee...essas porras so queren imitar os outros ,eu moro em salvador na bahia e aqui ta mais cheio do q em sao paulo ,confie em mim so tomare q isso passe eu so fan da cultura punk e ve o q ta acontecendo isso me da raiva.

4:09 PM  
Anonymous Anonymous said...

quem usa moicano tá imitando o punk?
e o punk, por acaso, inventou o corte de cabelo moicano?
como já foi lembrado aqui, o estilo moicano tem origem indígena

e vocês, que usam calças jeans... 'lamento' dizer, mas quem usava isso antes de virar moda eram os pedreiros e trabalhadores, aqueles que faziam todo o trabalho braçal, que precisavam de uma calça de tecido grosso

queiram ou não todos nós somos influenciados pela moda, pela mídia

interessante discutir essa matéria, mas o conteúdo aqui é ruim, principalmente ao dizer "lamento" por achar que os punks não estão satisfeitos
quem é punk de verdade sabe que não é só o cabelo que importa

Hail Ignorância!

7:30 PM  
Anonymous Anonymous said...

E aí Ana, como que tá?
Gostei mesmo deste seu post pois trata de um assunto realmente "bom" de conversar... A popularização do moicano.
Começou com aqueles cabelos arrepiados horríveis, depois o cabelinho baixo lembrando emo e agora o coicano virou a moda do momento.
O modismo é implacável e não perdoa nada, absolutamente nada!
Eu uso moicano e piercing desde que começei a ter opiniões próprias sobre tudo... E sempre fui muito mal falado por isso (como se eu estivesse me importando). E incrível que hoje, a cada dois passos na rua, você vê cada ser usando um corte que eles não fazem nem idéia do significado que tem. Duvido que alguns nem saibam que moicanos tem um forte significado. Enfim, o jeito é esperar, pois como toda a moda, um dia vai passar. E não só eu, como todos os outros que pensam como nós, esperam que essa moda SE VÁ!

Bom, outra coisa, não é só o corte de cabelo que pode dizer algo sobre alguém, mas aderir àquilo somente porque a grande massa acha legal, é extremamente decepcionante!

10:45 AM  
Anonymous Anonymous said...

oi Anal

acho, assim, o moicano, moicano, aquele de cabelo raspado no 0, com cores fortes, é um moicano que a moda nao tomou, e eu uso com orgulho!

4:40 PM  
Anonymous Anonymous said...

Fiko feliz em saber q pelo menos o kblo comprido dos headbangers, como o meu, estão seguros desses posers malditos!!! Pagodeiros e bostas q pertencem a esse gênero, se é q posso assim dizer, adoram dizer q bangers,punks,etc... são "rosqueiros", mass bem q eles adoram copiar esses estilos né?

11:46 PM  
Blogger Unknown said...

verdade cara , eu cortei meu cabelo moicano e até então

varios amigos meus punks estão me condenando só pelo fato de eu não ser punk


mais tipo .. o moicano viro móda msm

eu uso o meu moicano baixo

e tenho um fundamento pra isso

mais realmente tem até cara q curte axé com o moicano em pé vélho tipo spike


e depois os caras vem embaçar na minha aff sai fora

pelo menos eu sei da onde vem o significado


eu num visto nem marca nem móda

=D

1:16 PM  
Blogger Unknown said...

a na minha opnião o moicano ta na cabeça de muito dos modinha e de pagodeiros e de outros estilos de merda mais da pra você notar a diferença de longe então punk q é punk vai sempre lutar pelos seus ideais e pelo seu estilo q ninguém vai nos copiar então punks not dead e pau noc´dos posers

3:56 AM  
Blogger Ana Gotz said...

Nossa Cleonice, esse post é tao antigo, como vc chegou ate aqui? Acho q a moda nem existe mais, mas ainda deve sim haver alguns seguidores de vulgos moicanos! rsrs

Besito

7:57 AM  
Blogger Unknown said...

eu não aguento mais ver os pagodeiros siguindo as modinhas,eles falavam mau dos emos dos punks e de outros .agora resolveram juntar todos os estilos tipo causa apertada, moicano ,alargador as camisas listradas (é mais pra emos)essas coisas mi deixam loucos
não existe mais os diferentes agora são todos iguais
nunca mais vi um estilo que mi xamou atenção,como eu queria que os velhos tempos voltasem.
os pagodeiros plauboy são agoras pagoemo
o duro que essas modinhas não dam valor au punk de antes a verdadeira origem ,só querem seguir suas vidinhas ,eu vi emo dançando musica eletronica ,meu onde esse mundo vai parar @@

3:00 PM  
Blogger Unknown said...

Era isso que eu estava prorcurando, um blog que retratasse maneiras de expressão alternativas popularizadas por pousers ou pessoas na mídiaque só querem chamar atenção.
E ao que foi citado (Que os punks deveriam estar satisfeitos pela sua cultura ter sido espalhada - ou algo assim) Eu não concordo, pois os Punks queriam ENTRAR nas cabeças das pessoas e não assombra-las com um corte de cabelo agora vulgarizado por uma moda retrô totalmente sem fundamentos. Eu posso estar errado, sou apenas um garoto de 17anos.
Na minha sala de convênio mesmo um 'amigo' viajou à Alemanha para estudar, sabia que ele voltaria diferente, mas quando ví o cidadão...ele estava de "moicano", além dele não ter absorvido a cultura local(skinhead), não teve nem persinalidade suficiente para fazer um corte de cabelo diferente do meu.
Sou adepto à esse corte de cabelo desde que assisti "O último dos Moicanos", quando realmente entendi o sentido do filme ADAPTEI não só o corte de cabelo à minha vida, mas também o estilo de viver.
Ah... gostaria de acrescentar algo não comentado antes: Os Índios Moicanos ultilizavam tal corte de cabelo em analogia(referência) aos CAVALOS que não possuíam líderes, nasciam livres e morriam livres(na época).
PS: Quem quiser trocar umas idéias sobre movimentos alternativos, ou algo assim, segue o meu msn -> artuh_m@hotmail.com
vlw

12:35 AM  

Post a Comment

<< Home